terça-feira, 3 de abril de 2018

CONJUNTIVITE O QUE É E COMO EVITAR

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, a conjuntivite ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas. Os principais sintomas são vermelhidão nos olhos, olhos lacrimejantes, coceira e pálpebras inchadas.
     Essa doença pode ser altamente contagiosa, especialmente duas semanas após os sinais e sintomas começarem. O diagnóstico precoce e o tratamento podem proteger as pessoas ao seu redor de ficarem com conjuntivite também.
    Para evitar a contaminação é possível adotar algumas medidas, como não coçar os olhos, não compartilhar as toalhas do banheiro, lavar com frequência o rosto e as mãos, evitar aglomerações e não compartilhar itens de maquiagem.
    A melhor forma de identificar o tipo de conjuntivite, é consultar o médico, pois ele é capaz de identificar o agente causador da conjuntivite ao observar o paciente e os sintomas da doença, que são ligeiramente diferentes em relação à intensidade. 
    O tratamento da conjuntivite depende da sua causa, podendo ser receitados colírios lubrificantes como lágrimas artificiais, colírios ou pomadas com antibiótico e anti-histamínicos para aliviar os sintomas.
    Durante o tratamento, podem ainda ser tomadas outras medidas para aliviar os sintomas, como:
  1. Evitar a exposição à luz solar ou luz intensa, usando sempre que possível, óculos de sol
  2. Lavar regularmente os olhos com soro fisiológico, de forma a eliminar as secreções;
    Lavar as mãos antes e depois de tocar nos olhos ou de aplicar colírios e pomadas;
  3. Colocar compressas frias nos olhos fechados;
  4. Evitar usar lentes de contacto;
  5. Trocar toalhas de banho e de rosto a cada utilização;
  6. Evitar a exposição a agentes irritantes, como fumaça ou poeira;
    Evitar frequentar piscinas.
  7. No caso da conjuntivite ser infecciosa, deve-se evitar partilhar maquiagem, toalhas de rosto, travesseiros, sabonetes ou qualquer outro objeto que esteja em contacto com o rosto. Veja quais os remédios que podem ser usados no tratamento de cada tipo de conjuntivite.
SAIBA MAIS
Epidemia de conjuntivite infantil preocupa:
https://goo.gl/ML5F5v

Nenhum comentário:

Postar um comentário