quarta-feira, 24 de maio de 2017

24 de maio – Dia de atenção às doenças degenerativas


       A cada dia o paciente passa a se lembrar mais de fatos distantes no tempo e menos do agora, chegando ao ponto de deixar de reconhecer parentes e amigos. Estes déficits amnésicos vão se agravando com a progressão da doença, causando mais que a simples falha na memória, mas uma progressiva incapacidade para o trabalho e convívio social, devido a dificuldades para reconhecer pessoas próximas e objetos. Palavras são esquecidas, frases são truncadas, muitas permanecendo sem finalização.
       Em geral a doença instala-se em pessoas com mais de 65 anos, mas existem pacientes com início aos quarenta anos, e relatos raros de início na infância, de provável cunho genético. Podem aparecer vários casos numa mesma família, e também pode acontecer casos únicos, sem nenhum outro parente afetado, ditos esporádicos.
       Não há cura. O tratamento visa apenas confortar o paciente e retardar o máximo possível a evolução da doença. Algumas drogas são úteis no início da doença, e sua dose deve ser personalizada. São os inibidores da acetil-colinesterase, medicações que inibem a enzima responsável pela degradação da acetilcolina produzida e liberada por um núcleo na base do cérebro.
A doença de Alzheimer ou mal de Alzheimer é uma das doenças degenerativas do cérebro cujo dia de atenção ficou determinado que fosse o 24 de maio. Essas doenças se caracterizam por uma perda das faculdades cognitivas superiores, manifestando-se inicialmente por alterações da memória episódica, a chamada memória imediata.

10 Passos para identificar
1 - Falhas da memória como esquecer onde estão os óculos ou esquecer o que foi fazer no quarto que tornam-se cada vez mais comuns;
2 - Confusão mental como não saber onde está ou o que foi fazer ali;
3 - Trocar o lugar das coisas como guardar o telefone dentro da geladeira, por exemplo;
4 - Irritabilidade e agressividade;
5 - Apatia;
6 - Angústia e depressão;
7 - Perda dos movimentos como dificuldade para levantar-se sozinho;
8 - Perda da cognição como dificuldade em realizar contas simples como 3 x 4;
9 - Hipersexualidade;
10 - Insônia, dificuldade para dormir ou vários despertares noturnos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário