segunda-feira, 29 de maio de 2017

26 de maio, dia de atenção ao Glaucoma

   
    O dia 26 de maio foi escolhido pela Sociedade Brasileira do Glaucoma (SBG), como o dia de atenção a essa doença, que atinge 2% dos brasileiros acima dos 40 anos. Segundo a SBG, pelo menos um terço da população brasileira com mais de 16 anos nunca foi ao oftalmologista e está exposta a doenças oculares que só serão descobertas quando a pessoa constatar problema na visão.
O glaucoma é apenas uma destas doenças e chega a triplicar após os 70 anos; e a única maneira de diagnosticá-lo é fazendo o exame de pressão ocular. Caso exista alteração, o médico vai pedir um exame completo, chamado ‘campo visual’.
O glaucoma é uma doença hereditária progressiva causada pelo aumento da pressão intraocular, que acaba lesionando o nervo ótico. Em 80% dos casos, se não for tratado, pode evoluir para perda total da visão. Descobri-lo tardiamente também pode ser perigoso. O paciente pode ter perdido muito do campo visual. Há casos em que a pessoa começa a sentir dificuldade para se locomover. Ela não nota obstáculos no meio do caminho porque a visão já está danificada
Algumas pessoas merecem atenção redobrada por apresentarem predisposição para a doença: – indivíduos acima dos 40 anos – parentes de pacientes com glaucoma – pessoas de etnia negra ou afrodescendentes (a incidência da doença é quatro vezes maior nesse grupo) – míopes que utilizam lentes acima de seis graus – diabéticos que já tiveram traumas ou doenças intraoculares. O tratamento do glaucoma começa com a redução da pressão do olho, com o uso de colírios. Depois, pode-se usar tratamento a laser e, em casos mais graves, a cirurgia.

SAIBA MAIS: De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados 2,4 milhões de novos casos anualmente, somando 60 milhões de pessoas em todo o mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário