quinta-feira, 20 de julho de 2017

20 de julho – Vamos falar sobre fobias

      Uma das definições de Fobia é, “perturbação da ansiedade caracterizado por medo ou repulsa persistente de um objeto ou de uma situação”. Trata-se de um medo persistente e irracional de um determinado objeto, animal, atividade ou situação que represente pouco ou nenhum perigo real, mas que, mesmo assim, provoca ansiedade extrema, a ponto de apavorar a pessoa e causar descontrole. Uma fobia nem sempre é uma doença, mas pode ser um sintoma de um transtorno mental. E o número de fobias possíveis é quase infinito. O Portal dos Médicos traz hoje alguns exemplos...

Antefamaphobia
– é o medo de ser alvo de fofocas, que surge quando das pessoas estão conversando e param de falar quando a pessoa entra na sala.


Tecnofobia – Medo da forma como a tecnologia pode influir na vida. Não é recente, apesar de estar se intensificando. Os primeiros casos foram registrados na época da primeira revolução industrial, quando as pessoas passaram a ter medo dos avanços tecnológicos. Hoje é um medo coisas eletrônicas, como de portas de banco.

Chorophobia - Medo de dançar, principalmente quando a pessoa é chamada para dançar em público.


Allodoxaphobia  - É o medo do que as outras pessoas vão dizer, mesmo que não as conheça.


Editiovultaphobia
– Essa é moderna. É o medo de redes sociais. Aflições e sintomas podem aparecer devido apenas à menção de algum status na rede social e agravar-se se o paciente estiver ao lado de alguém que não consegue parar de ver o seu perfil e o que se passa na rede.


Nomofobia
– Esse é outro medo ultramoderno. Trata-se de uma ansiedade sem medidas que atinge algumas pessoas quando não estão perto de seus smartphones. Isso pode acontecer também pelo simples fato do aparelho não estar com a bateria carregada.


Telefonefobia
– Não tão moderna, essa fobia é o medo de ter que atender ou realizar chamadas telefônicas.


E por aí vão às centenas. Apesar de as causas de uma fobia não estarem totalmente esclarecidas, os médicos e psiquiatras acreditam que uma série de fatores possa estar envolvida. O tratamento pode ser feito com psicoterapia e/ou com o uso de medicamentos reduzir a ansiedade e o medo,


SAIBA MAIS
A palavra “fobia” vem do Grego Fobos, a personificação do medo e do terror. Segundo a mitologia, Fobos era filho de Ares (Marte, para os romanos) e Afrodite. Ele acompanhava Ares nos campos de batalha, injetando nos corações dos inimigos a covardia e o medo que os fazia fugir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário