sexta-feira, 29 de setembro de 2017

29 de Setembro – Dia Mundial do Coração

      O “Dia Mundial do Coração”, comemorado todo dia 29 de setembro, é uma data importante para lembrar a todos da necessidade de se cuidar bem desse órgão vital. A criação é da Federação Mundial do Coração (World Heart Federation) visando divulgar os perigos das doenças do coração e prevenir possíveis ataques. A doença cardíaca e o acidente vascular cerebral são as principais causas de morte no mundo, com 17,3 milhões de mortes por ano.
     A organização apresenta medidas e sugestões para as pessoas praticaram um estilo de vida saudável. A UNESCO e a Organização Mundial de Saúde também participam na organização deste dia. E o Conteúdo Médico não poderia deixar de estar presente, te dando dicas de como cuidar do coração, para que você viva mais saudável e sem estresse, pois se não soubermos cuidar bem desse órgão vital, no futuro poderão aparecer graves problemas a sua saúde.
     Vamos lá. A melhor forma de evitar o surgimento dessas doenças é a prevenção. Para isso é fundamental que você adote hábitos de vidas saudáveis. Por exemplo, uma dieta rica em frutas, legumes, hortaliças, cereais integrais e castanhas e pobre em gorduras, doces e refrigerantes. Substitua o leite integral por desnatado; prefira os queijos brancos. Não exagere no sal. Coma peixe 2 a 3 vezes por semana; sardinha, atum e salmão são os mais ricos em Ômega 3. E beba 6 a 8 copos de água por dia.
     Importante: Mexa-se! Pratique 30 minutos de exercício físico 4 a 5 vezes por semana. Mas, não se esqueça de que, antes de iniciar qualquer atividade, é preciso passar por avaliação de um médico.
     Diga não ao Stress! O estresse faz o organismo produzir adrenalina e cortisol. Eles aceleram o batimento cardíaco e contraem os vasos sanguíneos, dificultando a passagem do sangue, com essa reação constante, futuramente poderá favorecer o deposito das temidas placas de gordura, que são as responsáveis por vários problemas cardíacos. Para evitar o estresse, cultive o bom humor, não guarde mágoas, relaxe. Faça aulas de Yoga, alongamento ou dança.
     Não fume. Não é fácil se livrar do cigarro, mas saiba que você não está sozinho. Há grupos de apoio e opções de tratamento medicamentoso para te ajudar. Além disso, esse perigo pode ser potencializado, por exemplo se você fumar um cigarro, tomar pílula anticoncepcional e ingerir bebidas alcoólicas. São forças opostas agindo dentro dos vasos. Mas independente do evidente mal que faz, sejamos francos; cigarro é uma coisa nojenta, fétida e inútil que já deveria ter sido banida.
     Mantenha seu peso sob controle: aquela “gordurinha” que se acumula na região abdominal, da qual os homens tanto se orgulham é considerada um fator de alto risco para diversos problemas como níveis altos de triglicerídeos, baixos níveis do bom colesterol (HDL), resistência à ação da insulina e consequente elevação dos níveis glicêmicos (Diabetes), aumento da gordura hepática, prejudicando a formação de hormônios, vitaminas e substâncias que atuam no metabolismo das gorduras, e também hipertensão arterial como consequência do aumento da viscosidade do sangue são exemplos do que esta gordura pode causar no organismo
     Cuidado com remédios para emagrecer. Todos esses remédios podem fazer mal a sua saúde, neles contém componentes que fazem o seu coração acelerar para queimar a gordura rapidamente, com isso pode induzir a uma taquicardia, forçando as paredes dos vasos sanguíneos e em alguns casos levar a morte. Quer emagrecer? Procure um médico e um nutricionista. Eles vão te ajudar a emagrecer com saúde. E o melhor: a continuar magro. Porque essas dietas milagrosas, além de fazerem mal, também são responsáveis pelo efeito sanfona. Você emagrece rapidamente e engorda tudo de novo e um pouco mais.
    Visite seu médico regularmente e fique bem. Fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário