terça-feira, 4 de setembro de 2018

Conheça as 10 Principais doenças causadas por carrapatos


1- A Doença de Lyme - causada pela bactéria Borrelia burgdorferi, mas é transmitida por um carrapato da espécie Amblyoma cajennense, no Brasil. Ela pode causar fadiga, dor de cabeça, rigidez do pescoço, febre, dores musculares e nas articulações e às vezes uma erupção vermelha que se parece com um olho de boi. Os lugares escolhidos são axilas, couro cabeludo e região da virilha. Não é transmitida pelo leite materno nem entre pessoas. Antibióticos funcionam normalmente. Se você não receber tratamento imediato, a doença de Lyme pode causar sérios problemas com as articulações, sistema nervoso e o coração.


2- Babesiose - também conhecida como piroplasmose ou doença do carrapato é causada por protozoários do gênero Babesia microti e é transmitida por carrapatos que infectam as células vermelhas do sangue. Babesiose nem sempre pode causar sintomas. Quando os sintomas estão presentes, eles geralmente começam 1 a 4 semanas após a picada do carrapato. Os sintomas da babesiose incluem: mal-estar, diminuição do apetite, cansaço, febre, calafrios e suores e dores musculares (mialgias). Babesiose pode causar anemia hemolítica e normalmente é tratada com antibióticos.


3- Febre da Carraça - causada por um vírus transmitido pelo carrapato madeira. Os sintomas geralmente começam dentro de 14 dias (média de 3 a 6 dias) da picada do carrapato. Os sintomas da febre da Carraça Colorado incluem febre, calafrios, dor de cabeça, dores musculares, sensibilidade à luz (fotofobia). O carrapato deve ser removido da pele e se necessário, tome um analgésico (não dê ácido acetilsalicílico (aspirina) às crianças). Essa doença de carrapato desaparece sozinha.


4- Erliquiose - causada por bactérias, a erliquiose é uma doença infecciosa, que pode ser transmitida aos seres humanos pelo carrapato “estrela solitária”. Ela causa febre, calafrios, dor de cabeça (muitas vezes grave), mal-estar (indisposição), náuseas e vômitos e uma erupção roxa ou vermelha. Os sintomas geralmente começam a partir de 1 a 21 dias (média de 7 dias) após a picada do carrapato. O tratamento deve ser o mais rápido possível.


5- Febre Maculosa - é transmitida pelo carrapato da espécie Amblyomma aureolatum, que é conhecido como o carrapato-amarelo-do-cão e causada pela bactéria Rickettsia rickettsii. Os sintomas iniciais geralmente começam cerca de 2 a 14 dias após a picada do carrapato e pode incluir uma febre repentina, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulares, erupções, náuseas e vômitos. Tem cura se for tratada com antibióticos nos primeiros dias da infecção.


6- Febre Recorrente - é uma doença infecciosa bacteriana que pode ser transmitida aos seres humanos por carrapatos. Os sintomas geralmente começam de 3 a 11 dias (média de 6 dias) após a picada. Eles podem durar vários dias, ir embora, e depois voltar vários dias depois. Os sintomas da febre recorrente incluem febre alta que começa de repente e pode durar de 3 a 6 dias, dor de cabeça, aumento da frequência cardíaca, dor muscular e abdominal, mal-estar e erupção cutânea. Não possui vacina.


7- Anaplasmose - é uma doença causada pela bactéria do gênero Anaplasma. É transmitida aos seres humanos por picadas de carrapatos. Das quatro fases distintas no ciclo de vida do carrapato (ovo, larva, ninfa, adulto), os carrapatos de ninfa e adulto são mais frequentemente associados com a transmissão da anaplasmose para os seres humanos. Os sintomas incluem: febre, dor de cabeça, calafrios e dores musculares. Geralmente, estes sintomas ocorrem dentro de 1-2 semanas de uma picada de carrapato. Anaplasmose é inicialmente diagnosticada com base nos sintomas e quadro clínico e mais tarde confirmada pela utilização de testes de laboratório especializados. Se não for tratada corretamente e precocemente, essa doença de carrapato pode ser fatal.


8- Tularemia - Tularemia, Febre da Mosca do Cervo ou Febre do Coelho é uma doença de animais e seres humanos causadas pela bactéria Francisella tularensis, altamente contagiosa e fatal se não for tratada. Coelhos, lebres e roedores são especialmente suscetíveis e muitas vezes morrem em grande número durante surtos. Os seres humanos podem ser infectados através de várias maneiras, incluindo: úlcera na pele, febre, dor de cabeça, vermelhidão nos olhos, vômitos, etc. Embora tularemia possa ser fatal, a maioria das infecções pode ser tratada com sucesso com antibióticos. 



9- Doença Powassan - o vírus é transmitido aos seres humanos por carrapatos infectados. Sinais e sintomas dessa doença podem incluir febre, dor de cabeça, vômitos, fraqueza, confusão, convulsões, perda de memória e problemas neurológicos. Não existe um tratamento específico, mas as pessoas em situação grave muitas vezes precisam ser hospitalizadas para receber suporte respiratório, fluidos intravenosos ou medicamentos para reduzir o inchaço no cérebro.


10- Vírus Heartland - É causada por um carrapato que possui o vírus Heartland e transmite a doença. Todos os infectados têm febre, cansaço, dores de cabeça, dores musculares, diarreia ou falta de apetite. E têm baixos números de células que combatem as infecções e necessitam de hospitalização. Não existe vacina para essa doença de carrapato apenas cuidados de suporte para os sintomas.

Com informações do site da https://biosom.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário