quinta-feira, 29 de junho de 2017

Dia 29 de Junho - Dia Mundial de Conscientização da Esclerodermia

     A esclerodermia é uma doença provocada pelo próprio sistema imunológico da pessoa, por isso os médicos a chamam de doença autoimune, que ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo por engano.
     O nome “esclerodermia” significa “pele dura”, que é um dos sintomas da doença. A pele do doente fica endurecida porque a doença causa uma superprodução de colágeno, o que leva à fibrose. O problema é quando essa fibrose não se restringe à pele e ataca órgãos internos, afetando coração, pulmões e tubo digestivo, que perdem a flexibilidade e deixam de funcionar adequadamente.
     Há dois tipos de esclerodermia: a esclerose sistêmica, que afeta a pele, os órgãos e sistemas internos do organismo, e a localizada, que afeta apenas uma área determinada da pele. As causas dessa doença são desconhecidas. Uma das possibilidades é que sejam de causa genética, já que é mais comum entre membros de uma mesma família, ou em quem tem parentes com outras doenças auto-imunes, como o Lúpus. As mulheres têm maior propensão, mas não se trata de doença exclusiva. Também há fatores ambientais que podem desencadear a doença, como por exemplo, a exposição à sílica. 
 
SAIBA MAIS
    O dia 29 de junho foi escolhido como Dia Mundial de Conscientização da Esclerodermia porque nesse dia, em 1940, morreu o pintor suíço, naturalizado alemão, Paul Klee, considerado um dos grandes pintores europeus do início do século XX. Uma de seus últimos quadros, Klee retratou seu sofrimento com a esclerodermia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário