sexta-feira, 16 de junho de 2017

Paraná vacinou 90% contra a gripe

         O Paraná, com 90%, foi um dos três únicos estados a atingir a meta da campanha. Os outros foram: Amapá, com 98,1% da meta e Pernambuco, com 91,8%. Mais de 46 milhões de brasileiros foram vacinados em todo o País, durante a 19ª campanha nacional de vacinação contra a gripe Influenza, que terminou dia 9. A campanha atingiu 82,5% do objetivo que era vacinar 54,2 milhões de pessoas.
     Pelo menos 1,8 milhão de pessoas que não faziam parte do público-alvo foram vacinadas. A faixa etária que mais procurou a rede pública de saúde da população foi a de 30 a 39 anos, com 379,2 mil doses aplicadas.
     O ministro da Saúde, Ricardo Barros, ressalta que a ampliação do público na última semana da campanha ocorreu porque ainda havia doses disponíveis. “Neste ano, tivemos poucos casos por influenza devido à baixa circulação do vírus. Em consequência disso, o público-alvo procurou menos os postos de saúde e havia ainda 10 milhões de doses disponíveis de um montante de 60 milhões adquiridas. Para que não houvesse desperdício, já que estas vacinas só valem por um ano, decidimos estender a todas as faixas etárias, enquanto durarem os estoques.”, destacou o ministro Ricardo Barros.
CUIDADOS
     A transmissão dos vírus influenza se dá por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
     À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.
     É importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o médico.
     Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário