domingo, 10 de setembro de 2017

10 de setembro Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

     O suicídio é considerado um problema de saúde pública que não é tratado ou prevenido, por isso a Organização Mundial da Saúde (OMS), determinou o dia 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Segundo organização o Brasil é o 8º País do mundo em número de suicídios e em 90% dos casos eles são preveníveis por estarem associados a patologias de ordem mental diagnosticáveis e tratáveis, principalmente a depressão. Ou seja, de cada dez casos de pessoas que se matam, nove poderiam ser salvas se houvesse o diagnóstico preciso dessas patologias, dado o devido tratamento e a assistência das redes de cuidado e atenção.
    Levantamento da OMS mostra que 804 mil pessoas cometem suicídio todos os anos, média de 11,4 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes e em 75% dos casos envolvem pessoas de países onde a renda é considerada baixa ou média. O levantamento diz ainda que a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio e apenas 28 países do mundo possuem planos estratégicos de prevenção. A mortalidade de pessoas com idade entre 70 anos ou mais é maior, de acordo com a pesquisa.
    No Brasil, em 2012 (última pesquisa) foram registradas 11.821 mortes, sendo 9.198 homens e 2.623 mulheres (taxa de 6,0 para cada grupo de 100 mil habitantes). Entre 2000 e 2012, houve um aumento de 10,4% na quantidade de mortes – alta de 17,8% entre mulheres e 8,2% entre os homens. O estudo da OMS aponta que os homens cometem mais suicídio que as mulheres. Nos países ricos, a taxa de mortalidade de pessoas do sexo masculino é três vezes maior que a de óbitos envolvendo o sexo feminino.
    O país com mais mortes é a Índia (258 mil óbitos), seguido de China (120,7 mil), Estados Unidos (43 mil), Rússia (31 mil), Japão (29 mil), Coreia do Sul (17 mil) e Paquistão (13 mil). Em todo o mundo, 2.200 pessoas morrem a cada dia, e um novo caso é registrado a cada 40 segundos. No Brasil, são aproximadamente 12 mil casos por ano, o que dá uma média de 32 suicídios por dia.
     De acordo com a OMS, uma maneira de dar uma resposta nacional a este tipo de morte é estabelecer uma estratégia de prevenção, como a restrição de acesso a meios utilizados para o suicídio (armas de fogo, pesticidas e medicamentos), redução do estigma e conscientização do público. Também é preciso fomentar a capacitação de profissionais da saúde, educadores e forças de segurança, segundo o estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário