segunda-feira, 18 de setembro de 2017

18 de setembro: Dia Nacional de Conscientização do Retinoblastoma

    O retinoblastoma é um tumor maligno, um câncer que surge no olho. Esta doença pode ser hereditária, e nesse caso é mais comum que afete ambos olhos. O diagnóstico geralmente é fácil porque os próprios pais ou o médico percebem algo anormal no olho da criança. Numa simples foto dá para se observar o problema e salvar a vida da criança.
     O problema é a confirmação do diagnóstico, já que o mais comum, nos casos de câncer, é se realizar uma biópsia. No retinoblastoma isso não é possível por duas razões: retirar uma amostra de um tumor no olho pode danificar o mesmo, e ainda existe o risco de disseminar as células cancerígenas para além do olho. Por sorte, exames oftalmológicos e de imagem permitem se fazer o diagnóstico com precisão.
    Pode-se também fazer uma punção lombar, já que a doença pode se desenvolver na extensão do nervo óptico, que é quem conecta o olho ao cérebro. Se o tumor se disseminou para a superfície do cérebro, células cancerígenas podem ser encontradas em amostras de líquido cefalorraquidiano, que envolve o cérebro e a medula espinhal. Também dá para fazer aspiração da medula para verificar se a doença se espalhou através da corrente sanguínea para a medula óssea.
    Em cerca de 80% dos casos essa doença afeta crianças com menos de 3 anos, sendo rara em maiores de 6 anos. Representa 3% dos tumores padecidos por menores de quinze anos. A incidência anual estimada é de aproximadamente 4 afetadas a cada um milhão de crianças. Com tratamento na fase inicial mais de 95% chegam a idade adulta.
    Os principais sinais e sintomas do retinoblastomas são: reflexo pupilar branco. Este é o sinal mais comum do retinoblastoma. Normalmente, ao direcionar uma luz ao olho de uma criança, a pupila parece vermelha devido ao sangue nos vasos no fundo do olho. No olho com retinoblastoma, a pupila, muitas vezes, se apresenta branca ou rosa, isto é conhecido como reflexo pupilar branco (leucocoria). Este brilho branco no olho geralmente é percebido em fotos tiradas com flash. Também pode ser observado pelo médico da criança durante um exame oftalmológico de rotina.
    Estrabismo. É uma condição na qual os dois olhos não parecem olhar na mesma direção, muitas vezes chamada de olho preguiçoso. Existem muitas causas para o estrabismo, mas a maioria é causada por uma fraqueza dos músculos que controlam o movimento dos olhos, mas o retinoblastoma é também uma das raras causas. .
    Sinais e sintomas menos comuns do retinoblastoma incluem: problemas de visão, dor nos olhos, vermelhidão da parte branca do olho, sangramento na parte anterior do olho, a pupila não se contrai (diminui de tamanho) quando exposta à luz brilhante, cor diferente de cada íris.
     Muitos destes sinais e sintomas podem ser provocados por outras doenças, mas se seu filho apresentar qualquer um desses sinais, consulte um médico para que a causa seja diagnosticada.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário