quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Conheça o trigemeos que fará você delirar...


     O Leo entrou hoje no nosso grupo de Whats (44-99849-4239) para falar de uma dor no crânio que o perturba. Pela descrição da dor (obviamente não somos médicos, mas jornalistas que atuam na intermediação entre o médico e paciente) parece que ele tem um problema no nervo trigêmeo. Esse nervo é assim chamado por ter três ramos: oftálmico, (que controla os olhos), o ramo maxilar (que acompanha todo o maxilar superior) e o mandibular (que acompanha o maxilar inferior).
    É um nervo com função mista (motora e sensitiva), que controla, principalmente, a musculatura da mastigação e a sensibilidade facial, por isso, quando aparece um problema no trigêmeo, a pessoa sente dor na língua, nos dentes, nos globos oculares, da pele da face, na mucosa da boca, no nariz e por aí vai.
    A neuralgia do trigêmeo provoca uma dor absolutamente inesquecível. É uma dor muito, muito forte que começa de um lado de um lado da face, dura segundos e desaparece, como se fosse um choque elétrico. O problema é que ela geralmente volta com grande intensidade, em intervalos de tempo variáveis. E é incapacitante. Uma série de gatilhos pode desencadear a dor da neuralgia do trigêmeo, incluindo: barbear-se, acariciar o próprio rosto, alimentar-se, beber, escovar os dentes, falar, ser exposto à brisa e ao vento, sorrir etc. Qualquer coisa pode dar início à dor.
    A neuralgia do trigêmeo pode ser resultado do processo de envelhecimento (embora possa surgir em pessoas de todas as idades) ou pode, ainda, estar relacionada à esclerose múltipla ou a uma desordem semelhante que danifica a chamada bainha de mielina (a bainha de mielina é uma capa que protege as células nervosas. Estas células são parte do seu sistema nervoso central, que transporta mensagens entre o seu cérebro e o corpo).
Também acontece desta dor ser causada por um tumor que está comprimindo o nervo do trigêmeo. Além disso, algumas pessoas podem desenvolver o problema devido a uma lesão cerebral ou a outras anormalidades. E (olha que interessante) pode não ser nada disso. A causa da neuralgia do trigêmeo não ser jamais identificada.
    O tratamento para neuralgia do trigêmeo geralmente começa com o uso de medicamentos anticonvulsivos e antiespasmódicos. Em muitos casos, não é necessário tratamento adicional. No entanto, ao longo do tempo, algumas pessoas com essa condição podem parar de responder aos medicamentos ou, então, passam a ter efeitos colaterais desagradáveis. Para essas pessoas, injeções e cirurgia podem ser opções viáveis. Agora, se a neuralgia do trigêmeo for causada por outro problema mais grave, o médico deverá tratar a doença subjacente específica.
    De qualquer forma, se você, como o Leo, tá sentindo algo assim, corra pro médico. Esses trigêmos farão você subir pelas paredes...


Nenhum comentário:

Postar um comentário