quarta-feira, 28 de março de 2018

Mal súbito avisa?

    Sim, avisa...
   A morte do produtor musical Carlos Eduardo Miranda, 56 anos (quinta passada, em São Paulo), chamou a atenção para um problema bastante comum: o mal súbito. Na verdade, o mal súbito não é uma doença, e sim um sintoma de diversos problemas. E, geralmente dá sim indicações de que vai acontecer. No caso do Carlinhos Miranda o sintoma foi uma forte dor de cabeça. Mas seja dor de cabeça, no peito ou qualquer outra parte do corpo, o melhor é procurar um médico imediatamente.
    Em 2006, por exemplo, o humorista Bussunda, que fazia parte do grupo Casseta e Planeta, começou a passar mal depois de uma partida de futebol. Na manhã seguinte sofreu ataque cardíaco fulminante.
    Segundo os cardiologistas apenas 50% dos infartados chegam ao hospital com chances de ter a vida salva e geralmente a morte “súbita” ocorre dentro de um prazo de até 24 horas, a partir do início dos sintomas, por isso, é importante prestar atenção em qualquer dor ou desconforto diferente.
    Os médicos também recomendam não fumar, ter uma alimentação equilibrada (ingerir menos sal, açúcar e gordura, e mais frutas, legumes, verduras, grãos e carnes magras) e praticar exercícios físicos para diminuir a probabilidade de sofrer desse mal.
    E nem mesmo as crianças estão livres de um mal súbito que pode levar à morte, mas nesses casos, o mais frequente é acontecer nos primeiros três meses e estar relacionado a fatores genéticos hereditários, ou a filhos de mães fumantes. Em jovens e adultos, sedentários ou atletas, a grande maioria acontece por doenças do coração ou por excesso de esforço físico. Na maioria dos casos são provocadas por arritmias do ciclo cardíaco que levam a uma queda do rendimento, faltando sangue no cérebro. O uso de certos medicamentos como descongestionantes, os utilizados para tratar depressão, para emagrecer ou drogas também podem aumentar o risco.
   Um ataque cardíaco acontece quando parte de seu coração não recebe oxigênio em quantidade suficiente.
    O coração é um músculo e como os outros do corpo, precisa de oxigênio, que é fornecido pelo sangue dos vasos sanguíneos, conhecidos como artérias coronárias.
Um coágulo sanguíneo em uma dessas artérias pode bloquear o fluxo de sangue para o músculo cardíaco o que acarreta prejuízos ao coração e a depender do tempo de duração deste bloqueio, uma parte do coração morre fazendo com que pare de funcionar corretamente.
A    taques cardíacos podem ocorrer caso seu coração passe a precisar subitamente de mais oxigênio durante exercícios intensos.
    Tanto homens como mulheres têm ataques cardíacos, risco este que aumenta com a idade.
    Placas (fragmentos de colesterol) podem crescer no interior das artérias diminuindo seu diâmetro. Além disso, coágulos sanguíneos podem então se formar nesta artéria estreitada e bloqueá-la.

SAIBA MAIS
    Miranda foi jurado no reality show musical Ídolos em 2006 e 2007. Ele também esteve na bancada dos programa Astros e Qual é o Seu Talento, do SBT. No mundo musical, ajudou a revelar grandes sucessos do rock nacional como Skank, O Rappa e Raimundos. Mais recentemente, contribuiu para lançar ao estrelato a cantora Gaby Amarantos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário