domingo, 18 de junho de 2017

19 de junho - Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme

      O dia 19 de junho foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme., também conhecida como anemia drepanocítica, drepanocitose ou anemia falciforme. A Doença Falciforme (DF) é genética e hereditária, caracterizada por uma alteração nos glóbulos vermelhos do sangue (hemácias). No Brasil há 60 mil pessoas com essa doença. Aqui no ocidente, a prevalência é de cerca de 1 em cada 5 mil habitantes, mas em áreas endêmicas como Índia, Arabia Saudita e Nigéria, a prevalência varia entre 2 e 22,2% da população.
    Essa doença causa anemia, dores nos ossos e juntas, atraso no crescimento e desenvolvimento infantil, “Síndrome Mão Pé”, com inchaço e dor em punhos, tornozelos e dedos. Em geral nas crianças até 2 anos de idade. Aumentado o risco de infecções, dentre outros.
    O tratamento do paciente com Doença Falciforme é baseado principalmente na prevenção das situações que levam à modificação da forma das hemácias. Manutenção do calendário vacinal em dia, rápido tratamento de infecções, evitar desidratação ou exposição inadequada a temperaturas extremas, evitar atividades físicas muito intensas, etc.
Para tratar as crises de dor já instaladas são utilizadas hidratação e analgésicos, administrados em casa ou na unidade de saúde dependendo da gravidade. Para as demais complicações, o paciente deve procurar prontamente o serviço de saúde na presença dos sinais e sintomas inicias.
    Dessa forma, o paciente deve ser bem instruído no sentido do auto-cuidado, para que conheça a doença e possa evitar as situações de risco e reconhecer os sinais iniciais das complicações mais comuns, procurando o serviço de saúde o mais rapidamente possível.
     É crucial que o tratamento seja iniciado o mais cedo possível, daí a importância de se conhecer a doença e de se realizar todos os exames o mais cedo possível, principalmente o teste do pezinho (que deve ser feito na primeira semana de vida). Segundo o Programa Nacional de Triagem Neonatal, em 2015, foram diagnosticados 1.149 casos novos de doença falciforme e outros 65.796 casos onde a criança não tem a doença, mas precisa de orientação genética. As estatísticas mostra que apenas 20% destas crianças vão viver até os cinco anos de idade caso não recebam o devido tratamento.
      O mais importante é que toda a medicação necessária para minimizar as complicações da doença, e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (ácido fólico, analgésicos, antinflamatórios e antibióticos). E todos os estados brasileiros possuem pelo menos um centro especializado para atender a pessoa com doença falciforme que deve ser matriculada em um programa de atenção integral.
 
SAIBA MAIS
1 - A predominância da doença é maior entre pretos e pardos, mas não é exclusiva desse grupo populacional.
 
2 - Essa doença foi descoberta em 1910, pelo médico cardiologista americano James Herrick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário