sexta-feira, 14 de julho de 2017

14 de julho – Dia Nacional de combate à Doença Vascular Periférica

    O Dia Nacional de combate à doença arterial periférica foi criado para alertar para uma doença silenciosa, responsável por 29,4% de todas as mortes registradas no País anualmente, segundo dados do Ministério da Saúde. Essa doença provoca o estreitamento e endurecimento das artérias que transportam o sangue para os membros inferiores do corpo, como as pernas e os pés, e quando essas veias ficam estreitas demais, o fluxo sanguíneo é prejudicado, levando a complicações que vão de dor nas pernas e feridas nos pés, à perda de cabelo, disfunção erétil e até à morte.
    A doença vascular periférica é uma manifestação da aterosclerose, doença que se caracteriza por depósito de gordura na parede interna das artérias que proporciona diminuição do fluxo de sangue. Os fatores que costumam aumentar o risco de doença arterial periférica incluem o vício de fumar, diabetes, obesidade, hipertensão, colesterol elevado e histórico familiar de doença arterial periférica, doença cardíaca   ou acidente vascular cerebral (AVC).
    Segundo o Ministério da saúde, a alta frequência do problema coloca o Brasil entre os 10 países com maior índice de mortes por doenças cardiovasculares no mundo. E a melhor maneira de prevenir a doença arterial periférica é mantendo um estilo de vida saudável, adotando medidas como parar de fumar, manter o nível de glicose estável (para quem já tem diabetes), praticar exercícios regularmente, cuidar dos níveis de pressão arterial, comer alimentos livres de gordura saturada e manter um peso saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário