domingo, 27 de agosto de 2017

27 agosto - Dia do Psicólogo

    O PORTAL DOS MÉDICOS faz hoje uma homenagem aos psicólogos, esses especialistas na máquina mais complexa do universo: a mente humana. A definição oficial é “psicólogos são profissionais de saúde especialistas em comportamento humano e usam métodos científicos para estudar os fatores que influenciam o modo como as pessoas sentem, agem, aprendem e pensam, bem como estudam as estratégias e intervenções baseadas em evidências para ajudar as pessoas a superar suas queixas”, mas sabemos que é bem mais que isso.
    Os psicólogos nos ajudam superar e administrar problemas de relacionamento, ansiedade, estresse, medo, depressão, distúrbios alimentares, compulsão, uso de drogas e até na educação dos filhos. É preciso entender que a Psicologia é uma ciência e, portanto, o conhecimento produzido na Psicologia é obtido com base no método científico. Por isso, muito mais que meros palpites os psicólogos diagnosticam problemas como crianças com dificuldades de aprendizagem, porque algumas pessoas são mais extrovertidas e outras mais introvertida e até porque você se lembra mais de um fato do que outro e de que forma esta lembrança incluencia positiva ou negativamente sua vida. 
    Quando você está passando por uma situação complicada e não sabe como resolver, geralmente procura um amigo ou parente e pede um conselho. Se não tem alguém assim ou a situação é complicada demais, então é hora de procurar um psicólogo. Este profissional vai falar com você de forma isenta de julgamentos e preconceitos, com base em estudos e com experiência para te mostrar soluções que pode ser que você não veja por si só. Diferente dos parentes e amigos, o psicólogo não te dirá o que você deve fazer, mas te ajudará a ter clareza e a desenvolver a sua capacidade de solucionar seus conflitos.
     Mas é muito mais que isso. A Psicologia, cada vez mais, está em todos os lugares, desde a formulação de métodos de ensino mais eficazes até no marketing, ajudando na organização dos produtos em supermercados e na elaboração de comerciais de produtos, influenciando nas decisões de compra. E mais, os psicólogos estão nas empresas, ajudando na contratação, gerenciamento de profissionais e demissões; nos escritórios jurídicos; nos hospitais, no esporte, em laboratórios, ONGs, no governo, nas forças armadas, em departamentos de trânsito e no planejamento de campanhas e carreiras políticas e por aí vai...
    Se você pretende fazer uma faculdade de Psicologia irá se surpreender com a variedade de carreiras possíveis. Há um psicólogo por trás de quase todas as ações humanas modernas e em praticamente todos os lugares onde existam pessoas.

SAIBA MAIS
    Se quer saber com clareza qual a importância de um psicólogo, recomendo seis filmes (no link abaixo) que vão ajuda-lo nesta tarefa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário