terça-feira, 8 de agosto de 2017

8 de agosto Dia Nacional do Controle do Colesterol


    Pelo menos 17 milhões de pessoas morrem todos os anos, no mundo devido às doenças do coração, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o principal vilão é o colesterol. Por isso foi criada essa data, que visa conscientizar a população sobre as doenças decorrentes da elevada taxa de colesterol sanguíneo, sobre a importância do controle da doença e como é feito o tratamento.
    No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 40% dos habitantes têm colesterol alto e o problema é causado pela dieta dos brasileiros, rica em alimentos de origem animal, como a carne, o leite integral e os ovos, além de bacon, chantilly, miúdos em geral, biscoitos amanteigados e recheados, doces cremosos, peles de aves, camarão, caranguejo, lagosta, manteiga, queijos amarelos, carnes vermelhas gordas, gema de ovos, sorvetes cremosos, creme de leite, salsichas, linguiças, presunto, mortadela etc.
    O colesterol é um tipo de gordura (lipídio) produzido pelo organismo, que desempenha funções essenciais na produção de hormônio e de vitamina D, mas em excesso, tem efeito contrário e é prejudicial à saúde, aumentando o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Há dois tipos de colesterol: o LDL, que é conhecido como ruim por entrar nas artérias, provocando seu entupimento; e o HDL, conhecido como bom, por retirar o excesso de colesterol das artérias, impedindo seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.
    A melhor solução é a prevenção com uma dieta saudável, rica em verduras, legumes, frutas e carnes magras, além da substituição do leite e derivados integrais por produtos desnatados, o consumo de alimentos que não contenham gordura saturada ou hidrogenada, o controle da pressão arterial, a manutenção do peso, bem como a prática regular de exercícios. Segundo dados do Ministério da Saúde, a inatividade física é responsável por 54% dos riscos de morte por distúrbios cardiovasculares, 50% dos de derrames fatais e 37% dos riscos de casos de câncer.
    Os médicos recomendam uma dieta à base de alimentos que ajudam a reduzir o colesterol como ameixa preta, morango, cereja, figo, jabuticaba, uva, azeite de oliva, ervilha, feijão, vegetais folhosos, berinjela, abacate, atum e salmão, soja, aveia, cereais integrais e grãos de bico. Todos os tipos de vegetais são ótimos: beterraba, cebola, repolho, brócolis, além de chá verde, alho e batata doce.

 









Nenhum comentário:

Postar um comentário