segunda-feira, 7 de agosto de 2017

7 de agosto – Dia de combate ao câncer colo retal no Paraná

    A data não é fixa, mas a lei 17.337/12 instituiu a Semana Estadual de Prevenção ao Câncer Colorretal (Intestino Grosso) no Paraná. A determinação é de que seja realizada na 1ª semana do mês de agosto, com o objetivo de conscientizar homens e mulheres, especialmente os acima de 50 anos, sobre os exames e diagnósticos preventivos. O Câncer colo retal abrange tumores que afetam o intestino grosso (o cólon) e o reto. É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos.
    Estudos mostram que a maioria desses tumores começam a partir de pólipos que se formam na parede interna do intestino grosso. Pólipos são pequenas lesões semelhantes a uma verruga e intestino grosso é a parte final do tubo digestivo, responsável pelo processo de absorção da água e determinação da consistência do bolo fecal. Uma maneira de prevenir o aparecimento dos tumores seria a detecção e a remoção destes pólipos antes de eles se tornarem malignos.
    As causas deste tipo de câncer são desconhecidas, mas estudos indicam que podem estar ligadas a hábitos alimentares, dietas com alto conteúdo de gorduras e carne. O que se sabe é este é um dos tipos de câncer mais incidentes no mundo. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, José Alencar Gomes da Silva (Inca), anualmente surgem 34.280 novos casos, sendo 16.660 homens e 17.620 mulheres. A mesma estatística mostra que metade morrem: 15.415; sendo 7.387 homens e 8.024 mulheres.
    O tratamento deve ser feito com remoção cirúrgica do tumor, quimioterapia e radioterapia, dependendo do estágio da doença. Há informações na literatura médica de que a homeopatia pode ser um tratamento alternativo que resulta em melhora na qualidade de vida do paciente, como aumento do apetite, melhora do sono e ganho de disposição. Algumas plantas medicinais têm sido investigadas contra o câncer colo retal, como chá verde, gengibre e maçã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário