segunda-feira, 25 de setembro de 2017

25 de Setembro – Dia de Luta contra a Ataxia Dominante



     A Ataxia Dominante é um conjunto de doenças cujo fator comum é serem geneticamente determinadas. Podem afetar os dedos, as mãos, os braços, as pernas, o corpo, a fala ou o movimento dos olhos, por isso, com frequência tem seus sintomas confundidos com o excesso de bebida alcoólica. Na verdade trata-se de uma disfunção no sistema nervoso central (cerebelo) que provoca a perda do equilíbrio, alteração do andar, prejuízo na coordenação motora e alteração na articulação das palavras.
    Subdividas em dois grandes grupos, as ataxias hereditárias podem ser autossômicas recessivas ou dominantes. Isto é, você pode herdar uma ataxia genética a partir de um gene dominante de um dos pais (doença autossômica dominante) ou um gene recessivo de cada pai (autossômica recessiva). Mas também pode ser causada por abuso de álcool ou drogas, intoxicação por metais pesados ou por disfunções do sistema neuroimunológico (como a esclerose múltipla).
     Além disso, ataxia significa a perda de coordenação dos movimentos musculares voluntários; é um termo que cobre uma grande variedade de desordens neurológicas e, portanto, pode fazer parte do quadro clínico de numerosas doenças do sistema nervoso. Algumas formas de ataxia são mais comuns que outras e têm até nomes específicos, como por exemplo a ataxia de Friedreich, a mais comum entre as ataxias. 
    As ataxias causadas por anormalidade genética geralmente aparecem na infância (early onset). Outras formas podem aparecer até a metade da vida e são então conhecidas como de iniciação tardia (late onset). Geralmente, todo esse grupo de desordens neurológicas é conhecido como ataxia degenerativa porque os sintomas se agravam com o passar do tempo.
     Se você não tem qualquer condição que cause ataxia, como esclerose múltipla, e começar a sentir sintomas como perda do equilíbrio com facilidade, da coordenação dos músculos da mão, braço ou perna, dificuldade para andar, para falar claramente ou engolir, procure ajuda médica. O diagnóstico é baseado no histórico médico pessoal, histórico familiar, descrição dos sintomas e uma avaliação neurológica completa, incluindo uma ressonância magnética do cérebro. Vários exames de sangue também podem ser realizados para descartar outras doenças que podem apresentar sintomas semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário