quarta-feira, 14 de junho de 2017

14 de junho - Dia Mundial do Doador de Sangue


       A data hoje não é para se falar sobre doença, mas sobre vida. O Dia Mundial do Dador de Sangue foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), visando aumentar a consciência para a importância da doação e lembrar que esse gesto pode salvar vidas. O incentivo constante para que a população doe com a maior frequência possível, é uma necessidade permanente dos bancos de sangue em todo o mundo.

       Segundo dados do Ministério da Saúde (MS) a doação de sangue, no Brasil, pode ser feita em hemocentros públicos ou privados e é proibida a comercialização de sangue. Os hemocentros públicos são responsáveis por 64 % da coleta de sangue e serviços credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS) respondem por outros 29%. Os hemocentros particulares respondem por apenas 7% da coleta.

      Apenas 1,9% dos brasileiros doa sangue regularmente. Apesar da taxa estar dentro do parâmetro de 1% a 3% definido pela OMS, o Ministério da saúde lembra que é preciso melhorar a captação de sangue em todo o País, para se conseguir atender à demanda.

      Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 68 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, AIDS (HIV), HTLV e estar bem alimentado e descansado para fazer a doação. Depois de doar, as mulheres devem esperar 90 dias para voltar a doar sangue. Enquanto os homens podem doar a cada 60 dias. Após o parto as mulheres devem esperar entre 90 e 180 dias para doar e, se a pessoas estiver gripada, precisa esperar no mínimo 7 dias após a recuperação para poder doar. Observadas essas recomendações, basta comparecer a um hemocentro com documento com foto e válido em todo território nacional.


SAIBA MAIS

O 14 de Junho foi escolhido, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, em homenagem ao dia de nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868), imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e algumas das diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.


NO MUNDO

Segundo a OMS 92 milhões de doações de sangue são feitas por ano em todo o mundo. Dos 80 países com baixas taxas de doação de sangue (menos de dez doadores para cada mil habitantes), 79 são nações em desenvolvimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário