terça-feira, 1 de agosto de 2017

Ministro Ricardo Barros anuncia criação de 11 novos cursos de Medicina. Campo Mourão e Pato Branco estão entre as cidades beneficiadas

    O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou hoje a criação de 11 novos cursos de Medicina, que representam a abertura de 710 vagas, nos Estados do Sul e do Sudeste. No Paraná foram autorizados os cursos de medicina de Campo Mourão (50 vagas – Faculdade Integrado) e Pato Branco (50 vagas – Faculdade de Pato Branco/FADEP).
       O Ministro da Saúde enfatizou a relevância dessa expansão. “É muito importante a ampliação do ensino superior. O Brasil devia ter 30% de seus jovens de até 24 anos cursando o ensino superior, e só tem 17%. Então, ampliar os cursos de ensino superior em todas as áreas é fundamental”, explicou. “Na medicina, mais ainda, por há de fato uma carência de profissionais médicos a serem alocados em todas as 40 mil unidades básicas do país e no sistema de saúde pública como um todo”, completou. Os cursos devem iniciar as atividades ainda este ano.
     Segundo Barros, a expansão da graduação em medicina no país faz parte dos esforços em melhorar e ampliar o atendimento médico no país. Além da graduação, também a residência médica vem recebendo reforços, e passou de 15.919 vagas em 2013, para 22.514 em 2017 – um incremento de 6.595.
     O Ministério da Saúde também vem promovendo o provimento emergencial de médicos em locais onde há falta de profissionais, como o interior e periferias. Atualmente, são 18.240 médicos atuando em mais de 4 mil municípios. Editais de reposição vêm sendo lançados periodicamente, para garantir que não haverá desassistência aos municípios. Neste momento, está em curso um edital para preenchimento de 2.394 vagas de reposição.
     Foram criados ainda cursos no Rio de Janeiro, Angra dos Reis (55 vagas – Universidade Estácio de Sá/ Unesa), e, no Rio Grande do Sul, Novo Hamburgo (60 vagas – Universidade Feevale) e São Leopoldo (65 vagas –  Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Unisinos). Já em São Paulo, serão autorizadas graduações do curso em Araras (55 vagas – Faculdade São Leopoldo Mandic), Guarulhos (100 vagas – Universidade Nove de Julho/Uninove), Mauá (50 vagas – Uninove), Osasco (70 vagas – Uninove), Rio Claro (55 vagas – Faculdade Claretianorc) e São Bernardo do Campo (100 vagas – Uninove).

Nenhum comentário:

Postar um comentário