segunda-feira, 30 de abril de 2018

10 doenças provocadas pela falta de vitamina D


     A deficiência de vitamina D pode causar uma série de problemas de saúde. A falta dela aumenta o risco de problemas cardíacos, osteoporose, câncer, gripe e resfriado, e doenças autoimunes como esclerose múltipla e diabetes tipo 1. Em mulheres grávidas deficiência de vitamina D aumenta o risco de aborto, favorece a pré-eclâmpsia e eleva as chances da criança ser autista.
    1 -  Gripes e resfriados - Uma pesquisa publicada no The American Journal of Clinical Nutrition que contou com a participação de 340 crianças japonesas durante quatro meses observou que o risco de contrair gripe diminuiu no grupo produziu mais vitamina D. Além disso, ela fortalece o sistema imunológico, o que evita a entrada de vírus como os da gripe e do refriado.
    2. Problemas nos ossos - A vitamina D é necessária para a absorção do cálcio pelos ossos. Pessoas com deficiência de vitamina D chegam a aproveitar 30% menos de cálcio proveniente da dieta. O cálcio é responsável por fortalecer ossos e dentes. A deficiência deste nutriente pode causar o raquitismo na infância e a osteoporose na vida adulta.
    3. Doenças do coração - A vitamina D participa do controle das contrações do músculo cardíaco, necessárias para bombear o sangue para o corpo. Além disso, ela permite o relaxamento dos vasos sanguíneo e influencia na produção do principal hormônio regulador da pressão arterial, a renina. A falta da vitamina D pode levar ao acúmulo de cálcio na artéria, favorecendo o risco de formação de placas.
    4. Risco na gravidez - No primeiro trimestre a falta dela pode levar a abortos. A ausência da vitamina D pode causar a pré-eclâmpsia, doença na qual a gestante desenvolve a hipertensão. A falta de vitamina D também aumenta as chances da criança ser autista, pois ela é importante para o desenvolvimento do cérebro do bebê.previne problemas como diabetes gestacional, parto prematuro e infecções.
    5. Diabetes - O fato da vitamina D influenciar a produção de renina também é interessante para prevenir o diabetes, pois a falta desta substância favorece a doença. Além disso, a produção de insulina pelo pâncreas requer a participação da vitamina D.
    6. Força muscular - A ausência leva a perda dessa força e aumenta o risco de quedas e fraturas.
    7. Doenças autoimunes - A vitamina D é um imunoregulador que inibe seletivamente o tipo de resposta imunológica que provoca a reação contra o próprio organismo. O tratamento de doenças autoimunes com vitamina D é algo recente, mas é visto por especialistas como um grande avanço da medicina. Algumas das doenças autoimunes que podem ser tratadas com altas doses de vitamina D são: esclerose múltipla, artrite reumatoide e problemas oftalmológicos que podem comprometer seriamente a visão do indivíduo e para os quais o tratamento costumava ser muito difícil.
    8. Câncer - A falta de vitamina D favorece 17 tipos de câncer, como os de mama, próstata e melanoma. Isto ocorre porque a substância participa do processo de diferenciação celular, que mantém as células cardíacas como células cardíacas, as da pele como da pele e assim por diante. Desta maneira ela evita que as células se tornem cancerosas. Além disso, a vitamina D ainda promove a autodestruição das células cancerosas.
    9. Depressão - Os pesquisadores descobriram que a falta de vitamina D está associada ao risco de depressão, principalmente entre pessoas que já possuíam um histórico da doença, mas ainda não chegaram a uma quantidade exata do nutriente capaz de diminuir os sintomas da doença.
    10 - Autismo - Como a vitamina D é importante para o desenvolvimento do cérebro, ela ajuda a prevenir o autismo durante a gestação. E um estudo realizado pelo Children’s Hospital Oakland Research Institute, nos Estados Unidos, observou que três hormônios do cérebro que afetam o comportamento social, serotonina, ocitocina e vasopressina, são ativados pela vitamina D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário